Estamos prontos para te ajudar a gerar energia limpa, renovável e economizar bastante.

Por favor preencha os campos abaixo que entraremos em contato para atender você:

+55
    Enviar

    Como funcionam os painéis solares?

    Um painel solar (também conhecido como módulo solar) consiste em uma camada de células de silício, uma estrutura de metal, uma unidade de revestimento de vidro e fiação para transferir a corrente elétrica do silício. O silício (atômico nº 14 na tabela periódica) é um não metal com propriedades condutoras que permitem que ele absorva e converta a luz solar em eletricidade utilizável. Quando a luz atinge uma célula de silício, ela faz com que os elétrons do silício sejam colocados em movimento, iniciando um fluxo de corrente elétrica. Isso é conhecido como “efeito fotovoltaico” e descreve a funcionalidade geral da tecnologia de painel solar.

    A ciência de gerar eletricidade com painéis solares se resume a esse efeito fotovoltaico. Foi descoberto pela primeira vez em 1839 por Edmond Becquerel e pode ser considerado uma propriedade de materiais específicos (conhecidos como semicondutores) que lhes permite criar uma corrente elétrica quando são expostos à luz solar.

    O processo fotovoltaico funciona através das seguintes etapas amplas:

    • A célula solar fotovoltaica de silício absorve radiação solar
    • Quando os raios solares interagem com a célula de silício, os elétrons começam a se mover, criando um fluxo de corrente elétrica
    • Os fios capturam e alimentam essa eletricidade de corrente contínua (DC) para um inversor solar para ser convertido em eletricidade de corrente alternada (AC)


    A título de informação:

    O sistema nasceu m 1954, quando a Bell Labs desenvolveu a primeira célula fotovoltaica de silício. Embora a energia solar já tivesse sido capturada e convertida em energia utilizável por meio de vários métodos, somente depois de 1954 a energia solar começou a se tornar uma fonte viável de eletricidade para alimentar dispositivos por longos períodos de tempo. As primeiras células solares converteram radiação solar em eletricidade com uma eficiência de 4 por cento - para referência, muitos painéis solares amplamente disponíveis hoje podem converter a luz solar em energia solar com eficiência acima de 20 por cento, um número em constante aumento.

    Embora a adoção da energia solar tenha sido lenta no início, uma série de incentivos e políticas contribuíram para reduzir o custo dos painéis solares o suficiente para serem mais amplamente adotados. Neste ponto, a energia solar já está sendo um conceito amplamente difundido no país. É uma questão de tempo para todos aderirem.

    Quer saber quanto custa para instalar energia solar?